Contistas para inspirar escritores iniciantes

Todos sabem que uma da principais dicas para escrever bem é ler muito, por isso nesse artigo eu apresento alguns autores de contos para você, que está começando agora no mundo da escrita desse gênero, ler e se inspirar.

A minha ideia inicial era fazer uma lista dos melhores contistas, mas, pesquisando na internet, encontrei diversas listas com esse título, todas incompletas, alguns nomes que aparecem em umas não aparecem em outras. Percebi que seria impossível escolher os melhores dentre tantos escritores bons, então fiz uma lista de escritores de contos que eu gosto muito.

Gosto deles porque sua escrita é leve, seus contos são simples e me dão ideias para os textos que eu escrevo. Alguns eu conheço a muito tempo, outros são descobertas recentes, mas todos são excelentes. Peço desculpa pelos autores que não aparecem nessa lista, mas mereciam aparecer. Quem sabe numa próxima?!

Nacionais

Machado de Assis

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Considerado por muitos críticos o maior nome da literatura brasileira, Machado de Assis não podia ficar de fora da lista. Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo romancista, cronista, contista, poeta e dramaturgo. Como contista, sua coletânea mais famosa é Papéis Avulsos (1882), mas vários de seus contos se destacaram individualmente, como Missa do Galo (1899), A Cartomante (1884) e O Alienista (1882). Machado de Assis nasceu em 1939, no Rio de Janeiro, e morreu em 1908.

Lygia Fagundes Telles

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Quando li um texto de Lygia Fagundes Telles pela primeira vez eu tinha uns 8 anos, lá se vão 17 anos e ainda leio as obras dela. Conhecida como a “dama da literatura brasileira”, Lygia Fagundes Telles é a maior escritora nacional viva. Nascida em 1923, em São Paulo, ela iniciou sua carreira aos 15 anos. Entre seus 20 livros de contos, os mais conhecidos são Antes do Baile Verde (1970), A Estrutura da Bolha de Sabão (1991) e Invenção e Memória (2000). Lygia ganhou várias honrarias importantes, como o Prêmio Camões e o Jabuti.

Rubem Fonseca

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Conheci a obra de Rubem Fonseca recentemente e adoro seu contos. Ele nasceu em 1925, em Juiz de Fora, Minas Gerais, exerceu diversas profissões, como policial e professor, antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Também romancista e roteirista, ele se destacou nos contos. Os livros Feliz Ano Novo (1975), O Cobrador (1979) e “O Buraco na Parede” (1995) são algumas de suas obras mais conhecidas. Rubem Fonseca ganhou o Prêmio Jabuti em várias edições, além do Prêmio Camões, em 2003. Faliceu no Rio de Janeiro em 15 de Abril de 2020.

Monteiro Lobato

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Conheci esse escritor quando era criança e sempre achei que ele só escrevia histórias para criança, mas me enganei, ele escreve para adultos também e muito bem. Contista, ensaísta e tradutor, Monteiro Lobato começou a publicar seus contos em jornais no ano de 1912. Ele ficou conhecido pelo conjunto de sua obra de livros infantis, que constitui metade de sua produção literária. Mas, também se destacou como autor de contos para adultos. Urupês (1918), Negrinha (1920) e Cidades Mortas (1919) são alguns dos principais títulos. Monteiro Lobato nasceu em 1882, em Taubaté, São Paulo; e morreu em 1948.

Carlos Drumond de Andrade

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Outro autor que conheci na minha infância e leio até hoje, Carlos Drummond de Andrade nasceu 1902 em Itabira e foi um poeta, contista e cronista brasileiro. Apesar de mais conhecido como poeta ele escreveu diversos livros de contos como Contos de Aprendiz (1987) e Contos Plausíveis (1981), entre outros. Ganhou diverso prêmios como o Prêmio Jabuti em 1968. Morreu em 1987 no Rio de Janeiro.

Dalton Trevisan

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Outro escritor que descobri recentemente e adoro. Nascido em 1925, em Curitiba, Dalton Trevisan exerceu a advocacia por sete anos antes de se dedicar totalmente à literatura. Mas, ainda estudante de Direito, já divulgava seus contos em folhetos. É conhecido como “O Vampiro de Curitiba”, devido ao seu livro mais famoso, que leva esse nome e foi publicado em 1965. “Cemitério de Elefantes” (1964) e “A Trombeta do Anjo Vingador” (1977) são algumas de suas outras obras premiadas. Em 2012, Trevisan foi o vencedor do Prêmio Camões.

Clarisse Lispector

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Assim como Machado de Assis, Clarisse também não podia faltar nessa lista. Ela era uma escritora ucraniana naturalizada brasileira, nascida em 1920, em Chechelnyk. Considerada uma das autoras mais importantes do século 20, publicou sete livros de contos, além de romances, crônicas e obras infantis. Laços de Família (1960) é sua coleção de contos mais aclamada, além de Felicidade Clandestina (1971) e O Ovo e a Galinha (1977). Clarice venceu o Prêmio Jabuti em 1961 e 1978, falecendo em 1977.

Conceição Evaristo

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Mais uma descoberta recente e prazerosa minha foi Conceição Evaristo. Nascida em 1946, grande expoente da literatura contemporânea, romancista, poeta e contista, homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015, é reconhecida como uma das mais importantes escritoras brasileiras da contemporaneidade. Em se tratando de contos, seus principais livros são: Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), Olhos d’água (2014) e Histórias de leves enganos e parecenças (2016). Seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, e também buscam a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

Internacionais

Edgar Allan Poe

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Edgar Allan Poe (1809 – 1849), considerado um dos mestres do conto, criou com apenas três contos, protagonizados pela famosa personagem Auguste Dupin, um dos gêneros mais bem sucedidos da literatura: a literatura policial (Os Crimes da Rua MorgueO Mistério de Marie Roget, e A Carta Roubada). Quem gosta de histórias de terror, mistério, policial ou quer escrever algo desses gêneros precisa ler Poe pelo menos uma vez e não só os contos, mas obra completa.

Arthur Conan Doyle

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia em 1809, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Os contos foram reunidos em 5 colecções: As Aventuras de Sherlock Holmes; As Memórias de Sherlock Holmes; O Regresso de Sherlock Holmes; O Último Adeus de Sherlock Holmes; e O Livro de Casos de Sherlock Holmes. Confesso que não gosto muito do Sherlock, mas adoro o Watson.

Alice munro

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013, é considerada uma das melhores contistas da atualidade, apelidada de Tchekov do Canadá e declarada pela Academia Sueca como Mestre do conto contemporâneo, ela escreveu apenas contos. Em português estão publicados O Progresso do Amor (1986), O Amor de uma Boa Mulher (1998), Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento (2001), Fugitiva (2004), entre outras obras. Gosto dela por que as protagonistas de suas histórias são predominantemente mulheres e em algumas histórias elas lutam contra imposições da sociedade.

Lydia Davis

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Lydia Davis é conhecida pelos seus contos curtos, que não ultrapassam as duas ou três páginas na maioria dos casos, englobam diversos gêneros, desde miniaturas, anedotas, ensaios, parábolas, fábulas, textos, aforismos, orações ou ainda a pequenas observações. Considerada mestre do conto curto, recebeu em 2013 o quinto Man Booker International Prize, que distingue escritores vivos de todo o mundo. No Brasil a duas coletâneas de contos dela publicados Nem vem e Tipos de Pertubações. Gosto dela pela sua escrita variada.

Irmãos Grimm

ehoradeescrever.wordpress.com/contista-para-inspirar-escritores-iniciantes

Os irmãos Jacob Grimm (1785 – 1863) e Wilhelm Grimm (1786 – 1859), foram dois acadêmicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram no então Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade que, gradativamente, tomou proporções globais. São autores de contos infantis como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, entre outros, a versão deles dessas histórias é bem diferente da versão dos filmes da Disney, sendo considerada, muitas vezes, impróprias para crianças. Gosto dos contos dos irmãos Grimm, mas como contos de terror e não de fadas.

A seguir alguns contos dos mestres aqui listados para você conhecer:

Por fim click aqui e não deixe de ler meus contos, tenho certeza de que vai gostar.

Quais escritores de contos você conhece? deixe nos comentários abaixo.

Os melhores poemas do site agora estão em um lindo ebook, não deixe de lê – lo e se ler não deixe de avaliá – lo e compartilhá – lo. Boa leitura e obrigada.

Precisa de alguém para escrever contos, crônica e outros textos ou para revisar seus textos? Solicite um orçamento, sem compromisso.

2 comentários em “Contistas para inspirar escritores iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s